Sinfônica de Piracicaba seleciona músicos para a Temporada 2019

Sinfônica de Piracicaba seleciona músicos para a Temporada 2019

Músicos profissionais e estagiários têm a chance de integrar a OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba), que promove processo seletivo em contrabaixo, percussão, violino e trompa para a Temporada 2019. As inscrições começam nesta sexta-feira (1º) e seguem até as 12h de 27 de março, via formulário on-line http://bit.ly/OSP-2019. A seleção está aos cuidados do maestro Jamil Maluf, regente titular e diretor artístico.

Há uma vaga para músico estagiário em percussão e uma vaga de músico profissional em contrabaixo. Nestes dois casos, há ainda a possibilidade de suplência. Além disso, haverá seleção de suplentes de trompa e violino, em ambos os casos músicos profissionais.

Os aprovados em contrabaixo e percussão assumem a vaga em abril, nos ensaios e concerto, entre os dias 24 e 27. Os suplentes podem ser chamados assim que houver a vaga. O resultado do teste é válido pelo período de um ano, a contar da data de realização da audição.

A remuneração para músico profissional é de R$ 1.300,00, enquanto a de músico estagiário é de R$ 1.000,00. O valor é líquido, mediante apresentação de nota fiscal. Há a possibilidade de ganho adicional, na participação nas séries de espetáculos didáticos e em eventuais concertos extras.

As audições acontecem no Teatro Municipal Dr. Losso Netto (rua Gomes Carneiro, 1.212, Centro). Os candidatos de violino participam do processo seletivo nos dias 28 ou 29 de março, das 10h às 11h30; os de percussão no dia 28, a partir das 11h30, e os de contrabaixo e trompa no dia 29, a partir das 11h30.

A audição ocorre de acordo com a ordem de chegada do candidato. Para as avaliações de contrabaixo, violino e trompa, os inscritos devem apresentar uma peça de livre escolha; em caso de uso do piano, o pianista acompanhador deve ser providenciado pelo candidato, sem ônus para a orquestra.

Na audição de percussão, o candidato deve apresentar como peça de confronto o “Estudo n. 6”, de Jacques Delécluse, do método Douze Études pour Caisse - Claire, mais uma peca de livre escolha (ou estudo) para xilofone. O candidato de percussão está sujeito a leitura, à primeira vista, dos seguintes instrumentos: bumbo, prato A2 e acessórios como triângulo, pandeiro sinfônico e popular.

A Temporada de Concertos 2019 tem início em 30 de março, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto, com recursos da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da SemacTur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo) e Secretaria de Educação. São patrocinadoras as empresas Caterpillar, Comgás, Hyundai, Oji Papéis Especiais e Raízen, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet. As ações têm como parceiros a Empem, Oscip Pira 21, Cultura Artística, Revista Arraso, Jornal de Piracicaba e Rádio Educativa FM.

Reconhecida por leis municipal e estadual como entidade de utilidade pública, a OSP completa 119 anos de trajetória. Desde 2015, passou por total de reestruturação. O maestro Jamil Maluf, piracicabano que atuou como diretor artístico do Theatro Municipal de São Paulo e criou a Orquestra Experimental de Repertório, torna-se diretor artístico e regente titular, tendo o músico André Micheletti, também de Piracicaba, como diretor artístico associado.