Sinfônica de Piracicaba apresenta obras de Richard Wagner e César Frank

Sinfônica de Piracicaba apresenta obras de Richard Wagner e César Frank

A OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba) sobe ao palco do Teatro Municipal Dr. Losso Netto neste sábado (27), às 17h30 e às 20h, para apresentar três expressivas obras do repertório clássico, de César Frank e Richard Wagner, e comemorar os 50 anos da EEP (Escola de Engenharia de Piracicaba). A regência é do maestro convidado Thiago Tavares e o solo é do violinista piracicabano Cláudio Micheletti. A distribuição de ingressos começa nesta quinta-feira (25), pela internet, ou antes das sessões, na bilheteria da Casa de Espetáculos. A entrada é gratuita.

O programa começa com a obra "Sonata para Violino e Piano", em quatro movimentos, de autoria do belga César Franck. Sua escrita ocorreu em 1886, inicialmente para dois instrumentos. A versão para violino e orquestra foi produzida em 2009 pelo maestro Jamil Maluf, diretor artístico e regente titular da OSP. Franck é considerado um dos principais compositores franceses da segunda metade do século 19. Renovou e ampliou as formas tradicionais, além de sintetizar o estilo de J.S.Bach e Beethoven.

Duas peças do compositor alemão Richard Wagner que integram o repertório operístico e são conhecidas pela dramaticidade também estão no programa da OSP: "Viagem de Siegfried ao Reno", composta na primeira metade de 1870, e a abertura da ópera "O Navio Fantasma", de 1843, baseada em uma lenda nórdica da mitologia marítima e que trata da redenção pelo amor.

A Temporada 2019 da OSP é realizada pela Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da SemacTur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo) e Secretaria de Educação. O patrocínio é da Caterpillar, Comgás, Hyundai e Oji Papéis Especiais, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. O apoio é da Empem, Oscip Pira 21, Cultura Artística, Rádio Educativa FM, AdesSign, Maison Vivenda Buffet, Revista Arraso e Jornal de Piracicaba.

O SOLISTA – Cláudio Micheletti vem de uma família musical. Além dele, os irmãos André, Angélica e Mariela se dedicam ao violoncelo, piano e violino, respectivamente. O interesse pela área foi uma influência da mãe, Catarina, que era professora de piano, e do avô materno, Guido Giovanini, que se dedicava ao violão. Os estudos começaram ainda na infância, na Empem (Escola de Música Maestro Ernst Mahle).

O violinista estudou na Liszt Ferenc Academy of Music, em Budapeste, dá aulas na Faculdade Cantareira, é spalla na Osusp (Orquestra Sinfônica da USP) e spalla e monitor dos primeiros violinos na OER (Orquestra Experimental de Repertório). Foi solista em Nova York, no Lincoln Center, na Osesp, Bachiana Filarmônica, e nas sinfônicas Municipal de São Paulo, Campinas, do Estado de Minas Gerais, entre outras.

O REGENTE – Desde a reestruturação assinada pelo maestro Jamil Maluf, em 2015, Tavares é convidado a reger as temporadas da OSP. Conduziu o concerto com o pianista Marcelo Bratke (2018), além das apresentações com o violonista Fábio Zanon (2017), a meio-soprano Luciana Bueno (2015) e nas comemorações dos 249 anos de Piracicaba (2016).

Tavares é regente assistente da Orquestra Experimental de Repertório, onde atuou entre 2011 e 2014, função reassumida em 2017. É formado em violão erudito e fez o bacharelado em Regência. Tem como principais orientadores os maestros Jamil Maluf, Ligia Amadio, Alberto Roque Santana e Jonathan Brett. Participou de cursos na Rússia, Espanha e Argentina.

INGRESSOS – A retirada dos ingressos gratuitos, limitados até dois por pessoa, pode ser feita pelo www.megabilheteria.com. Para a sessão noturna, estarão disponíveis na quinta-feira (25), enquanto para a sessão vespertina na sexta-feira (26). Estarão disponíveis 3/4 dos ingressos na plataforma on-line. Os bilhetes retirados antecipadamente são válidos até 15 minutos antes dos concertos, sendo as poltronas remanescentes liberadas a quem estiver na fila de espera. A entrega presencial de 1/4 dos ingressos será uma hora antes de cada sessão, na bilheteria do Teatro Dr. Losso Netto (avenida Independência, 277, Centro). Mais informações: (19) 3433-3264, 3434-2168 e www.sinfonicadepiracicaba.org.br.