Sinfônica de Piracicaba recebe pianista destaque da nova geração

Sinfônica de Piracicaba recebe pianista destaque da nova geração

Classificado pela crítica especializada como um dos principais nomes do piano de sua geração, o paulistano Lucas Thomazinho, de 24 anos, é o solista da OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba) no concerto deste sábado (29), às 17h30 e 20h, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto. O programa traz obras de Franz Liszt e Alexander Glazunov, sob a regência do maestro convidado Gabriel Rhein-Schirato. Os ingressos gratuitos devem ser retirados no site Mega Bilheteria a partir de quarta (26) ou na bilheteria da Casa de Espetáculos, uma hora antes dos espetáculos.

Filho de pianistas, Thomazinho passou a se dedicar ao instrumento aos 9 anos. Venceu uma dezena de concursos nacionais e internacionais, em locais como Portugal, Miami e Alemanha. "Desde a sua reestruturação, em 2015, a OSP privilegia em seus concertos jovens virtuoses da música clássica, como os pianistas Cristian Budu e Pablo Rossi e o violinista Guido Sant’Anna. A vinda destes nomes para a cidade faz parte do trabalho de descentralização da vida musical de qualidade", diz o maestro Jamil Maluf, diretor artístico e regente titular da OSP.

Somente este ano, Thomazinho se apresentou como solista da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e Osesp, ocasião em que o repórter especializado em música erudita, João Luiz Sampaio, o classificou como um dos mais promissores artistas do país, em rápida carreira de ascensão. Já o crítico musical Irineu Franco Perpetuo o definiu como sendo, talvez, o maior talento natural de sua geração.

PROGRAMA – A peça que receberá o solo de Lucas Thomazinho é "Concerto no.2 para Piano e Orquestra", de Franz Liszt, compositor húngaro considerado o maior pianista do século 19. "É uma obra em que o piano fica em perfeita integração com a orquestra. Interpretá-la requer um grande preparo técnico, o que Thomazinho faz com bravura", diz o maestro Gabriel Rhein-Schirato, que regeu o jovem pianista na Orquestra Experimental de Repertório, em abril deste ano, no Theatro Municipal de São Paulo.

Também considerado destaque da nova geração da música clássica brasileira, Gabriel Rhein-Schirato atuou como regente convidado da Orquestra Sinfônica de Piracicaba em outubro de 2017, no concerto com a soprano Eliane Coelho, e em outubro de 2018, com o pianista Fábio Luz. Gabriel é coordenador do Opera Studio, do Theatro Municipal de São Paulo, na Escola Municipal de Música de São Paulo.

O programa da OSP também contempla o poema sinfônico "Valsa Mefisto no.1", uma das obras mais executadas de Franz Liszt no mundo todo, e "Chopiniana, op.46", suíte orquestral em quatro movimentos do compositor russo Alexander Glazunov.

A Temporada 2019 da OSP é realizada pela Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da SemacTur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo) e Secretaria de Educação. O patrocínio é da Caterpillar, Comgás, Hyundai e Oji Papéis Especiais, e o copatrocínio do Grupo Pizzinatto, via Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal, e ProAC (Programa de Ação Cultural), do Governo do Estado de São Paulo, com o apoio da Candura. Além disso, são parceiros Empem, Oscip Pira 21, Cultura Artística, Rádio Educativa FM, AdesSign, Maison Vivenda Buffet, Revista Arraso e Jornal de Piracicaba.

SERVIÇO – Orquestra Sinfônica de Piracicaba. Sábado, 29 de junho, às 17h30 e 20h, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto (avenida Independência, 277, Centro). Ingressos gratuitos. Distribuição no www.megabilheteria.com (a partir das 9h de quarta-feira, 26, para o concerto das 20h e, assim que se esgotarem os ingressos, para a sessão das 17h30). Distribuição presencial de 1/4 dos ingressos uma hora antes das sessões, na bilheteria do Teatro. Informações: www.sinfonicadepiracicaba.org.br ou (11) 3777-9721.