Sinfônica de Piracicaba recebe jovem virtuose do piano

Sinfônica de Piracicaba recebe jovem virtuose do piano

Um dos principais representantes da nova geração de pianistas, Aleyson Scopel é o solista convidado da OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba) para os concertos deste sábado (28), às 17h30 e 20h, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto. As apresentações têm a regência do maestro Jamil Maluf, diretor artístico e regente titular do conjunto. A entrada é gratuita.

Do compositor norueguês Edvard Grieg, a OSP apresenta a "Suíte Lírica, op. 54", composta em 1891 a partir de temas do folclore nórdico e que é dividida em quatro peças líricas. Depois, com a participação de Aleyson Scopel, a orquestra interpreta o "Concerto para Piano N° 1, Op. 23", de Tchaikovsky. Considerada uma obra de alto virtuosismo, ela teve sua estreia em Boston, em 1875.

Aleyson Scopel deu seus primeiros acordes aos 14 anos. Somente em 2019, atuou como solista em Belo Horizonte (MG), Vitória (ES), Porto Alegre (RS) e Manaus (AM). Sua trajetória é marcada por concertos nos Estados Unidos, Austrália, Portugal, Londres, Barcelona, Grécia e Ásia. Ele conquistou os prêmios Nelson Freire e Magda Tagliaferro e foi laureado em diversos concursos internacionais.

"É um jovem talento que já possui uma carreira significativa no exterior, se apresentando em orquestras importantes e que conseguiu lotar uma sala do Carnegie Hall, em Nova York. Até mesmo Nelson Freire, um dos maiores pianistas do século 20, lhe rendeu elogios", diz o maestro Jamil Maluf, sob a trajetória do pianista convidado, natural do Espírito Santo.

O Concerto nº 1 para Piano de Tchaikovsky é consagrado como a obra mais popular do gênero e reconhecido como "concerto para piano por excelência". Nela, Tchaikovsky ampliou a definição do termo concerto para "embate". Em suas próprias palavras, o gênero tem "de um lado a orquestra, com toda a sua força e inesgotável riqueza de colorido; de outro o piano, um adversário menor, porém forte de espírito, que sairá frequentemente vitorioso se estiver nas mãos de um talentoso executante".

Em "Suíte Lírica", Grieg transcreve para a orquestra quatro peças líricas retiradas da coleção de piano op. 54. São quatro imagens poéticas, que transportam o público para um mundo encantado, de conto de fadas, ingênuo e simples.

Para o concerto das 17h30, a OSP disponibilizará o recurso de audiodescrição, tecnologia assistida em prol dos deficientes visuais, sejam pessoas cegas ou com baixa visão. Neste caso, a recomendação é que as pessoas com deficiência cheguem com 30 minutos de antecedência, para a retirada dos fones de ouvido. A audiodescrição começa cinco minutos antes da apresentação.

A Temporada 2019 da OSP é realizada com recursos da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da SemacTur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo) e da Secretaria de Educação. São patrocinadoras: ArcelorMittal, Caterpillar, Comgás, Hyundai e Oji Papéis Especiais. O copatrocínio é do Grupo Pizzinatto e o apoio da Candura, via Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal. São parceiros Empem, Oscip Pira 21, Cultura Artística, Rádio Educativa FM, Maison Vivenda Buffet, Revista Arraso e Jornal de Piracicaba.

SERVIÇO – Temporada 2019 da Orquestra Sinfônica de Piracicaba. Sábado (28), às 17h30 e 20h, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto (avenida Independência, 277, Centro). Entrada gratuita. Distribuição de ingressos no 
www.megabilheteria.com ou pessoalmente, na bilheteria do Teatro, uma hora antes. Informações: www.sinfonicadepiracicaba.org.br ou (19) 3433-3264 e 3434-2168