Orquestra toca Pixinguinha em homenagem aos trabalhadores da Saúde

Orquestra toca Pixinguinha em homenagem aos trabalhadores da Saúde

Os profissionais da área da saúde que atuam na linha de frente no combate à Covid-19 serão homenageados pela OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba), nesta sexta-feira (30), véspera do Dia do Trabalhador. Às 20h, o público poderá assistir a uma obra de Pixinguinha e uma mensagem de incentivo a estes trabalhadores, via Facebook, Instagram e YouTube. A realização é do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. O patrocínio prata é da Caterpillar e o patrocínio bronze é da Comgás.

A performance musical será feita por oito instrumentistas do naipe de madeiras e dois de percussão, que executam a canção "Rosa", uma das composições mais conhecidas de Pixinguinha (1897-1973), gravada em solo de flauta no ano de 1917 e que só alcançou sucesso nacional 20 anos depois, lançada junto de "Carinhoso", na voz de Orlando Silva.

Enquanto a música é apresentada, os demais músicos da Orquestra se revezam entre os mosaicos do vídeo para empenharem cartazes com uma mensagem de agradecimento aos médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos e demais profissionais da área.

No início do vídeo, há também uma mensagem do diretor artístico associado da OSP, o violoncelista piracicabano André Micheletti. Segundo ele, o desejo da Orquestra é que a rotina seja retomada e que as pessoas tenham acesso às artes, ao trabalho e às riquezas do país, mas para isso é necessária saúde. "Como orquestra, além de cumprir a missão de levar a arte ao público, reconhecemos a dedicação desses trabalhadores, em prol do bem-estar de todos os cidadãos", diz ele, que é professor de música na USP de Ribeirão Preto.

Os arranjos de Rosa têm a assinatura de Reinaldo dos Anjos, enquanto a edição de vídeo e tratamento de áudio são de Felipe Martim Coelho. Ambos são, respectivamente, clarinetista e trombonista da Sinfônica.

O vídeo integra as ações da Temporada 2021 da OSP, que tem ainda o apoio do Bom Peixe, Grupo Pirasa, Indústrias Marrucci, Café Morro Grande e Santa Massa, por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC).

A programação da Temporada 2021 começou em março pelas redes sociais e, desde então, de forma completa (sob regência do maestro Jamil Maluf, diretor artístico e regente titular) ou se revezando entre os naipes de cordas, madeiras, metais e sopros, os músicos tocaram obras de Georges Bizet, Mozart, Joseph Haydn, Gilberto Gagliardi, Giovanni Gabrieli, Antonín Dvořák e Edvard Grieg.

ORQUESTRA SINFÔNICA DE PIRACICABA
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
RODRIGO ALVES | (19) 99147-5733