Concerto em homenagem às crianças reúne Sinfônica de Piracicaba e Cia. Imago

Concerto em homenagem às crianças reúne Sinfônica de Piracicaba e Cia. Imago
A Orquestra Sinfônica de Piracicaba comemora o mês das crianças com a Cia Imago. No dia 10 de outubro, às 14h e às 17h, adultos e crianças têm a oportunidade de assistir à fábula musical Pedro e o Lobo, um dos maiores sucessos do teatro infantil de São Paulo. As apresentações com entrada gratuita acontecem no Teatro Erotídes de Campos, no Engenho Central. A realização é do Ministério da Cultura e da Secretaria Municipal da Ação Cultural, com patrocínio da Raízen, Hyundai e Caterpillar, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
 
Escrita em 1936 pelo compositor Sergei Prokofiev, Pedro e o Lobo traz a história do valente Pedro, que tenta capturar o feroz lobo para proteger seus amigos bichos. A peça tem o objetivo de mostrar as sonoridades dos instrumentos: a flauta representa o passarinho; as cordas, Pedro; o som do clarinete é o gato, e a ferocidade do lobo vem das trompas. “A genialidade dos achados musicais de Prokofiev, aliada à uma historinha deliciosa, falam direto ao público infantil, que lota os teatros em todo o mundo cada vez que a obra é programada”, diz o maestro Jamil Maluf, diretor artístico e regente titular da Sinfônica de Piracicaba.
 
Este é o espetáculo de maior sucesso da Cia. Imago, que teve sua estreia há 11 anos e está entre as cinco melhores peças infantis de São Paulo, com recomendações da Revista Veja e os jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo. Pedro e o Lobo recebeu os prêmios Coca-Cola/Femsa e APCA 2004 de Melhor Espetáculo de Formas Animadas, além da indicação ao Prêmio Carlos Gomes, em 2009. A peça também está em cartaz até dezembro, às 17h50 de sábados e domingos, no Teatro Folha, no Shopping Pátio Higienópolis.
 
Responsável pela direção, adaptação e cenografia de Pedro e o Lobo, o ilustrador e artista plástico Fernando Anhê diz que o sucesso de se deve a diversas razões, entre elas a originalidade da obra de Sergei Prokofiev. “A utilização do teatro negro em nossa adaptação cria uma atmosfera mágica que encanta crianças e adultos. O público não vê quem manipula os bonecos, que parecem mover-se livremente. Há muitos efeitos que intrigam e divertem. Alguns objetos podem flutuar, aparecer ou desaparecer num piscar de olhos”, explica Anhê.
 
Segundo Anhê, está é a primeira vez que a Cia. Imago leva Pedro e o Lobo ao interior com a orquestra acompanhando a história ao vivo. Até mesmo na capital, a versão é com a trilha gravada. O enredo conta com um narrador, que comenta ao vivo a entrada de cada instrumento e a característica que os liga aos personagens. O trabalho está aos cuidados do instrumentista Luís Fernando Fischer Dutra. O elenco de manipuladores é composto, além de Fernando Anhê, por Daniela Sakumoto, Janette Santiago, Priscila Monsano e Marcus Sarto. A classificação é livre.
 
Criada em 1999 por Fernando Anhê e Jamil Maluf, a Cia. Imago é uma das principais companhias de teatro do Brasil e mescla diversos gêneros dramáticos, linguagens e técnicas artísticas, como a utilização do teatro negro. “A Imago é a única companhia brasileira de teatro infantil que usa a música erudita como trilha sonora de seus espetáculos. O sucesso de crítica e público possibilitou importantes prêmios do gênero. Pedro e o Lobo é a prova viva desse êxito”, diz Jamil.
 
Antes da encenação de Pedro e o Lobo, a abertura do programa da Sinfônica de Piracicaba conta com a Suíte dos Comediantes, peça com duração de 10 minutos escrita em 1940 pelo compositor Dmitry Kabalevsky, também russo. Trata-se de uma obra de fácil entendimento e aceitação, mesmo para ouvidos estranhos à música clássica. Segundo o maestro, a escolha se justifica porque “a intensa alegria e extroversão faz da suíte uma obra muito apreciada pelo público infantil”.
 
Este é o sétimo concerto da temporada 2015 da Orquestra Sinfônica de Piracicaba, iniciada em abril, em comemoração aos 115 anos de origem. São apoiadores culturais a Empem (Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle), o Jornal de Piracicaba, a Revista Arraso e a Rádio Educativa FM.
 
SERVIÇO – Espetáculo Pedro e o Lobo, com a Orquestra Sinfônica de Piracicaba e Cia. Imago. Sábado, 10 de outubro, no Teatro Municipal Erotídes de Campos (avenida Maurice Allain, Parque do Engenho Central). Horários: 14h (ensaio aberto ao público) e 17h (concerto). Classificação livre. Os ingressos são gratuitos e a distribuição acontece uma hora antes de cada apresentação. Mais informações: (19) 3413-5212.
 
ASSESSORIA DE IMPRENSA DA OSP
Rodrigo Alves – (19) 99147-5733