Orquestra Sinfônica de Piracicaba seleciona músicos estagiários

Orquestra Sinfônica de Piracicaba seleciona músicos estagiários

Temporada de concertos começa em abril e marca 115 anos de fundação;
Jamil Maluf é o responsável pela regência

Estudantes avançados de música erudita têm a chance de integrar a Orquestra Sinfônica de Piracicaba, que seleciona estagiários para a temporada 2015. As inscrições para o processo seletivo estão abertas até 4 de março, pelo e-mail sinfonica.piracicaba@gmail.com.

Os selecionados atuarão ao lado de tarimbados profissionais, recebendo deles ensinamentos para sua futura vida profissional de orquestra. Serão escolhidos estagiários para cada naipe da Sinfônica, instrumentos de cordas, percussão e sopros. Ao todo são 17 vagas.

A abertura de vagas para estagiários integra uma série de ações da Orquestra para marcar os 115 anos de atuação, completados este ano, e também marca uma nova fase, sob condução do maestro Jamil Maluf como regente-titular e diretor artístico e do violoncelista André Micheletti como regente-assistente e diretor artístico associado.

No e-mail de inscrição devem ser mencionados nome completo, data de nascimento, endereço, telefone, instrumento, data escolhida para o teste, currículo de estudos e atividades musicais, além do nome do professor (se houver).

Os testes de aptidão acontecem entre os dias 5 e 8 de março, das 9h às 12h para cordas e das 14h às 17h para sopros e percussão, na Empem (Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle), na rua Santa Cruz, 1.155, Bairro Alto.

O candidato deve executar uma peça de livre escolha e os percussionistas precisam trazer uma peça para tímpano, caixa e xilofone. Caso a nota seja igual ou superior a 9, o instrumentista pode ser convidado a integrar o quadro de profissionais da Sinfônica.

COMEMORAÇÕES – O ano de 2015 é de comemorações para a Sinfônica de Piracicaba. A temporada de concertos tem início em abril e segue até dezembro, no Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Engenho Central. Serão dois concertos sinfônicos e quatro espetáculos didáticos mensais, num total de 45 apresentações.

A formação de plateia é uma das preocupações da Orquestra, por meio do projeto ABC do Dó Ré Mi com alunos da rede municipal de ensino. Eles terão a oportunidade de acompanhar os espetáculos didáticos conduzidos por Maluf com os músicos estagiários no Teatro Erotídes de Campos e, na ocasião, receberão noções sobre os instrumentos musicais.